Como lidar com os conflitos gerados pelo uso do cigarro e o comercio irregular no condomínio.
A Administração Condominial bem como a gestão de conflitos em condomínios representa o mais novo desafio dos síndicos modernos, que além de saber administrar com eficiência, envolvendo aspectos gerenciais, humanos, financeiros, bancários, contábeis etc, também tem que ter noções de mediação de conflitos (como os causados pelo uso de cigarro no condomínio) entre vizinhos.
Drogas e Cigarro no condomínio
Uma preocupação que tem esquentado a cabeça de muitos síndicos está ligada ao consumo de entorpecentes dentro do condomínio. O porte de maconha para consumo próprio, por exemplo, não é crime no país. No entanto, é possível que esta prática gere inconvenientes para os outros moradores. A reação, contudo, deve variar de acordo com o local em que o condômino usa o entorpecente.
A polícia deve ser acionada apenas quando os efeitos alucinógenos começam a incomodar ou colocar outros moradores em risco. Quando o uso é em áreas comuns do prédio, a história é outra, a administração do prédio pode até enquadrar o condômino em uma conduta antissocial. No caso de cigarro, as regras variam de acordo com a legislação antifumo de cada município.
Leia também: Terceirização de Serviços em Condomínios
Lei antifumo
As leis antifumo em condomínios podem variar dependendo da legislação municipal, estadual e até das regras internas de cada condomínio. No Brasil, algumas das principais regulamentações sobre o fumo em ambientes fechados são:
Lei Federal
A Lei Federal nº 12.546/2011, também conhecida como Lei Antifumo, proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados. Isso inclui áreas comuns de condomínios, como salões de festa, corredores, elevadores e garagens.
Lei antifumo em Curitiba
Em Curitiba, a legislação antifumo é regida pela Lei Municipal nº 13.254/2009, que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados. Isso inclui áreas comuns de condomínios.
Comércio
Com expansão do mercado autônomo e de projetos de trabalho remoto, tornou-se comum que profissionais de diversas áreas atendam clientes em suas próprias residências. Apesar dos benefícios para os profissionais, esta prática pode ser reduzida em riscos de segurança para os outros moradores.
Se o condomínio é residencial, manter uma atividade comercial no imóvel é irregular. Muitas vezes, no entanto, é difícil comprovar estes caos. A solução para os casos mais graves é restringir a entrada de desconhecidos, por exemplo.
Agora que você está mais informado sobre como lidar com conflitos comuns em condomínios, como o uso de cigarro e o comércio irregular, está na hora de conhecer nossos serviços. A Administradora Paraná, especializada em administração condominial em Curitiba, está pronta para ajudar você a gerenciar seu condomínio de maneira eficiente e harmoniosa. Entre em contato conosco e veja como podemos transformar a administração do seu condomínio!